Sobre
O projeto “Áudio Visões: Oficina de Letramento em Séries de TV” propõe uma formação gratuita que visa abordar elementos básicos da narrativa seriada, linguagem, mercado e crítica de programas de ficção televisivos. A formação é voltada para profissionais do audiovisual, da educação, da comunicação e da crítica jornalística e acadêmica, preferencialmente nascidos ou residentes na Bahia, que se interessem por ampliar o debate acerca da produção e dramaturgia televisiva.
A oficina acontece inteiramente de modo online e conta com 54 horas-aula divididas em quatro módulos: “Narrativa e serialidade”, “Linguagem audiovisual e televisiva”; “O mercado televisivo brasileiro na era da globalização das produções” e “Crítica e análise de séries de TV”. Confira mais informações sobre a Oficina aqui.
As aulas combinam uma metodologia teórica e analítica que acontece a partir de sessões expositivas, apresentações de conceitos, exemplos de produtos audiovisuais, atividades de análise e discussões coletivas. Além desse programa central, o projeto conta ainda com a palestra de abertura “Ferramentas para a inclusão de PCDs na fruição audiovisual” e um Clube de Análise de Séries Baianas.
O projeto foi idealizado e será conduzido por João Araújo, Maíra Bianchini e Rodrigo Lessa, doutores em Comunicação pela UFBA, com amplo currículo na pesquisa sobre narrativas audiovisuais.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.